quarta-feira, 9 de novembro de 2011

: um homem ferido, Um importante Sacerdote, Um Conhecido Levita e um desprezado Samaritano.

um homem ferido, Um importante Sacerdote, Um Conhecido Levita e um desprezado Samaritano.

LUCAS 10.25-37
Jesus contou esta história ao um doutor, "Intérprete da Lei" (V.25) a quem demonstrava que o único caminho para a vida eterna era o: "Amar a Deus em primeiro lugar e amar o próximo como a si mesmo.
A isto o doutor perguntou, "E quem é o meu próximo?"
Na história do Bom Samaritano, os indivíduos não são identificados pelos nomes, mas caracterizados pelas funções e ações.
TEMOS ENTÃO: um homem ferido, Um importante Sacerdote, Um Conhecido Levita e um desprezado Samaritano.
O homem assaltado é um anônimo: talvez um viajante, um desempregado em busca de trabalho; quem sabe um bóia-fria.  
Enfim, é alguém carente, desprotegido, marginalizado, sem amigos, sem dinheiro, sem família - sem ninguém - a sós no mundo, como milhões de outros por aí. Lá está ele: jogado à beira da estrada, caído na sarjeta abandonado.
Entram em cena, então aqueles que tinham a solução do problemas às mãos: Um sacerdote e um levita. Diz a Palavra de Deus: "Casualmente descia um Sacerdote por aquele mesmo caminho." (V.31)
Sacerdote
       Ministro da Bíblia, investido de autoridade. A função essencial de seu cargo era a de mediador entre Deus e os homens. As obrigações em geral eram ministrar no santuário, diante do Senhor ,ensinar o povo a guardar a Lei de Deus.
Levita
       São os descendentes de Levi, filho de Jacó
       Tomavam conta do santuário . O zelo, o transporte do rico Santuário. O preparo dos materiais necessários ao culto, reclamavam serviços que excediam as forças de um homem ou de uma família
       O cuidado do Tabernáculo era um cargo muito honroso
       Foram escolhidos os levitas para o serviço que se relacionava com o Tabernáculo pelo motivo de que quando o povo quebrou o pacto com Deus e fabricou o bezerro de ouro, somente os levitas permaneceram fieis a sua aliança com Deus. Os levitas distinguiam-se nas grandes solenidade vestindo-se com túnicas de linho.
       Eram portanto pessoas especiais e com cargos também especiais.

Samaritanos
       Vem da Samaria que chamava-se a principio Shamron que quer dizer lugar de vigília, guardiã, sentinela,
       E parecia muito apropriada a uma cidade situada no alto de um monte. Possuía um vale muito fértil com bosques e terras boas para o plantio.
       Os Samaritanos eram  desprezados pelos Judeus pelo fato de ser uma raça misturada com Babilônicos e árabes. Estes elementos estrangeiros, levaram consigo a sua idolatria. Levantavam imagens de seus deuses nos lugares altos de Israel combinando a idolatria com o culto de Jehovah (Deus ).
       Oculto pagão crescia e os judeus sentiam repugnância em manter relações sociais e religiosas com os samaritanos. E não permitiam a adoração deles no Templo de Jerusalém.
       Os samaritanos então pessoas desprezadas, que sofriam grande preconceito.

  Lá estava Um homem ferido a beira do caminho, passou então o importante Sacerdote que ao vê-lo “atravessa a rua” e nada faz... o  tempo passa o homem continua caído, e lá vem pelo mesmo caminho o Conhecido Levita, que ao vê-lo “passa de largo” e segue seu caminho sem olhar pra trás... O homem ferido, desmaiado, sem forças continua ao tempo, sobre o sol quente e escaldante, foi quando um Certo homem discriminado e desprezado, ao vê-lo se comove e pára para ajuda-lo.
A ajuda veio de onde aquele homem menos, ou nunca esperava: Um Samaritano, quando tudo parecia perdido, alguém que era considerado “ninguém” se compadece dele, cuida dele nos mínimos detalhes.
Aquele samaritano proveu:  Azeite (óleo) e vinho para aplicar em suas feridas.
Óleo  na Bíblia era usado para ministrar sobre ferimentos, enfermidades, e também para ministrar unção de autoridade.
Vinho na bíblia tem um siquinificado  de Alegria e comunhão... e por Jesus foi usado como símbolo de seu sangue que purifica de todo pecado e nos possibilita comunhão, selando um pacto com Ele.
Essa história nos revela uma realidade  atual...
Onde Algumas pessoas são pega de surpresa na estrada da vida, sendo surpreendidos por situações de percas, ferimentos, tristezas... Desamparo, solidão... Muita das vezes podemos nos deparar  com situações que realmente nos abate, onde nossos sonhos, nossa alegria, são roubados, são tirados de nós coisas valiosas e quando não.... nos deparamos caídos, sem forças, abatidos, precisando de ajuda...

Por outro lado, se estamos bem, com certeza haverá sempre pessoas precisando da nossa ajuda, precisando do nosso carinho, das nossas palavras e orações. Existe pessoas que estão com o coração ferido, com a alma sangrando esperando alguém que pare, lhe dê atenção, que seja capaz de por Azeite (óleo), e vinho  sobre suas feridas (através do afago, de palavras sábias, através da atenção do sorriso, das orações)...

     Se você não se encontra ferido, abatido  como aquele homem, certamente há pessoas que estão. E semelhantemente como você tem agido hoje?
 Como Um importante Sacerdote que atravessa pro outro lado, como Um Conhecido Levita que passa correndo, ou como um samaritano que se compadece do próximo?
e como você pretende agir daqui pra frente?
A vida nos insere como se estivéssemos numa roda gigante, e damos algumas voltas na trajetória de nossa vida, hora lá em baixo, hora lá em cima, nunca podemos dizer: “ que dessa água não beberei, por isso não vou passar.”.. e nunca podemos desprezar as pessoas, julga-las por seus momentos de fraqueza, quando na verdade DEUS tem seus planos e  é necessário as vezes a fraqueza do homem para se manifestar a fortaleza e o poder de Deus; Pois a glória de Deus se manifesta nas nossas limitações, porque DELE Por ELE, E PARA ELE SÃO TODAS AS COISAS, GLORIAS POIS A ELE!



MESMO QUE VOCÊ ESTEJA ATRAVESSANDO UM MOMENTO DIFICIL COMO AQUELE HOMEM QUE FOI ROUBADO, ESPANCADO... SAIBA QUE DEUS ESTÁ NO CONTROLE E QUE O PROCESSO DE DEUS TRABALHAR FOGE UM POUCO DO NOSSO CONHECIMENTO, E ASSIM DIZ O SENHOR:
“Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que desejais.”
Jeremias 29.11

Muita das vezes fazemos a pergunta errada:  Porque Senhor ? Quando na verdade devemos perguntar: Pra que Senhor?  E na maioria das vezes a resposta não vem na nossa hora, não vem do nosso jeito; e temos que aprender a esperar em Deus, e confiar Nele, porque o socorro virá, até mesmo de onde menos se espera, ultima palavra é a do Senhor e ele sempre levantará Bons samaritanos pra ministrar sobre a tua vida, sobre a minha vida!
ELE ENVIARÁ O ESCAPE, O DESCANÇO, A CURA...
E se preciso for, ELE MESMO SERÁ O TEU BÁLSAMO, ELE MESMO DERRAMARÁ O AZEITE SOBRE E TI E TE UNGIRÁ! E VOCÊ PODERÁ DIZER:

O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;   a ordenar acerca dos que choram em Sião que se lhes dê COROA  em vez de cinzas, óleo de gozo em vez de pranto, vestidos de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantação do Senhor, para que ele seja glorificado.  E eles edificarão as antigas ruínas, levantarão as desolações de outrora, e restaurarão as cidades assoladas, as desolações de muitas gerações.    E haverá estrangeiros, que apascentarão os vossos rebanhos; e estranhos serão os vossos lavradores e os vossos vinheiros.  Mas vós sereis chamados sacerdotes do Senhor, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis as riquezas das nações, e na sua glória vos gloriareis. Em lugar da vossa vergonha, haveis de ter dupla honra; e em lugar de opróbrio exultareis na vossa porção; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria

Nenhum comentário:

Postar um comentário